Setor de energia espera sobrecontratação próxima do teto regulatório em 2021
13/05/2021
A pandemia do Coronavírus gerou a redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, afastou a sobrecontratação das distribuidoras brasileiras do limite regulatório. O ano de 2020 encerrou com volume contratado de energia correspondente a 109,1% da carga, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O levantamento da CCEE indicou ainda que, no ano passado, a carga no Ambiente de Contratação Regulada chegou a 43,5 gigawatts (GW) médios. Já os contratos registrados pelo conjunto das distribuidoras brasileiras somaram 47,5 GW médios.
Projeção 2021
A expectativa é que 2021 registre uma sobrecontratação de 105,1%, próxima ao teto regulatório. Além disso, a contratação das empresas de distribuição deve voltar a ficar abaixo dos volumes consumidos de energia apenas em 2025.
A projeção da CCEE com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indica ainda que a Distribuidora Brasil irá contar com contratos de 47,6 GW médios, amparados por uma carga de 45,2 GW médios.
Além da estimativa, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, destaca a importância da gestão do sistema de contratação de energia, que garante uma operação eficiente do sistema.
Com informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
O Mercado Livre de Energia pode reduzir significativamente os gastos com energia de sua empresa. Preencha o formulário abaixo e tenha em mãos um detalhado estudo comparativo entre Mercado Livre de Energia e Mercado Cativo, comprovando possibilidades de redução de custos adequadas para a sua empresa.